Sobre

PIBID BIOLOGIA 2014:

O PIBID como Instrumento Direcionador na Formação de Docentes baseado na Reflexão-AçãoTransformação de Conceitos e Processos Biológicos

COORDENADORES: Clóvis Roberto Gurski, Ana Carolina de Deus Bueno Krawczyk  e Fabiane Fortes

O desenvolvimento da ciência, de um modo geral, sempre esteve atrelado à interferências, determinações, tendências e transformações sociais, ideológicas e econômicas, sendo a ciência a protagonista no encontro de soluções aos fatos, possibilitando saltos no conhecimento científico, fortalecendo a produção de conhecimento (ASTOLFI & DEVELAY, 1991). A formulação de hipóteses e desenvolvimento científico que norteiam esta geração de conhecimento (MAYR, 2008) é o núcleo do entendimento sobre os processos vivos, que são o campo de estudo das Ciências Biológicas. Toda a dimensão histórica em relação aos conceitos e aplicações destes processos é apresentada na educação básica nas disciplinas de Ciências e Biologia, que podem ser conhecimentos abstratos aos alunos deste período escolar (PEDRACINI et al., 2007).

Para atender à formação de indivíduos na educação básica que sejam aptos a compreender e aprofundar explicações atualizadas de processos e conceitos biológicos, e a esclarecer aos alunos da educação básica a importância da ciência e tecnologia atualmente, além do interesse geral pelo mundo dos seres vivos, e serem cidadãos responsáveis eticamente na tomada de decisões sobre o papel do ser humano na biosfera, o Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória, tem o objetivo de formar profissionais docentes na área de Ciências Biológicas, com atuação nas disciplinas de Ciências e Biologia na educação básica. Neste contexto, o perfil dos profissionais formados pelo presente curso atende a integração entre os conceitos específicos das áreas biológicas e correlatas e a formação pedagógica dos licenciandos.

A fim de melhorar a formação dos futuros professores que trabalharão os conceitos e processos biológicos nas escolas, o subprojeto do curso de Ciências Biológicas é baseado em princípios contemporâneos para o entendimento da Ciência e Tecnologia, que une instrumentos de reflexão-ação-transformação sobre os conceitos e processos biológicos, e a contextualização destes no cotidiano dos indivíduos. Para efetivamente alcançar ao objetivo de consolidar estes conceitos, pretende-se trabalhar estes temas de maneira articulada com as propostas da escola, unindo-os a diferentes frentes e pontos de vista. Esta organização, que exige conteúdo teórico e ponto de vista crítico, pode facilitar uma abordagem que dê maior fluidez aos conceitos e processos biológicos de modo que a aprendizagem seja facilitada. A base para a execução do subprojeto será a vivência cooperativa entre bolsistas licenciandos e professores regentes, que encaminhá-los-ão a uma rotina em sala de aula, por meio de práticas de planejamento das ações e constante avaliação do processo. Além disso, a participação dos bolsistas nas reuniões da escola e em outras atividades, que não necessariamente ocorram confinados em sala de aula, podem evitar o choque do recém formado no contexto escolar (KRASILCHIK, 2003). Outra forma de auxiliar na formação dos futuros licenciados é o incentivo e apoio à construção da Autonomia de trabalho, que será permitida pela elaboração das diferentes metodologias de projetos que envolvam, ao máximo, os conceitos e a contextualização destes em forma de material didático-pedagógico, reflexão das melhores formas de abordagem, e encorajamento à utilização das diversas tecnologias disponíveis e possíveis de utilização das escolas. Todas estas 3 abordagens serão pensadas e refletidas por meio de pesquisas sobre o tema norteador, com reuniões sistemáticas que conduzam a reflexões e ao desenvolvimento de pensamento crítico dos futuros licenciados. Todas as atividades desenvolvidas serão analisadas para a verificação dos resultados, a fim de que haja sempre a geração de entendimento coletivo das práticas, por parte dos licenciandos, discussão e decisões sobre as próximas etapas de trabalho na escola.

KRASILCHICK, M. 2003. Prática de Ensino de Biologia. Edusp, São Paulo. Manole Ltda, 1ª ed, 2003.
MAYR, E. Isto é biologia. A ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ASTOLFI, J. P. & DEVELAY, M. A didática das ciências. Campinas: Papirus, 1991.
PEDRACINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M. J.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O. R.; RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 6, nº 2, p. 299-309, 2007.

PIBID BIOLOGIA 2012/2013:

Popularizando a Ciência: O Método Científico como Abordagem do Ensino da Biologia

A formação acadêmica nos cursos de Ciências Biológicas situam-se em duas dimensões de natureza distintas: na primeira, podemos reunir as atividades que buscam criar oportunidades de vivências pedagógicas; na segunda, situamos aquelas que priorizam a pesquisa como componente formativo da prática de ensino.

Objetivo

O projeto tem como objetivo geral desenvolver com os acadêmicos, metodologias de ensino nas quais o método científico seja a abordagem utilizada para a construção de conceitos biológicos pré-estabelecidos, usando tanto estratégias lúdicas quanto convencionais de práticas pedagógicas.O projeto prioriza ações de intervenções em cinco Escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de União da Vitória e abrangerá trinta e dois acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas diurno e noturno.

Áreas

Cinco áreas da Ciências Biológicas serão trabalhadas no presente projeto (Biologia Celular, Genética, Botânica, Zoologia e Saúde Pública). A equipe atuará nas escolas com turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental e primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Além da equipe composta pelos acadêmicos, cinco Professores do Colegiado de Ciências Biológicas, auxiliarão a coordenação na formação e aplicação do projeto.  A partir da formação da equipe dar-se-á o desenvolvimento de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas conforme o cronograma de atividades.

Com o projeto espera-se que os acadêmicos em formação inicial sejam capacitados na prática docente de modo que ela complemente o ensino básico do conteúdo de Biologia Celular, Botânica, Zoologia, Genética e Saúde Pública da disciplina de Biologia, priorizando as práticas pedagógicas diferenciadas com os alunos dos colégios envolvidos.

(FERRARI, P.C.; ANGOTTI, J.A.P.;TRAGTENBERG, M. H. R. (2005)Utilização de textos de divulgação científica sobre a teoria do caosna educação. In: Atas do V Encontro Nacionalde Pesquisa em Ensino de Ciências. Bauru: ABRAPEC.)

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